Instituto Tocando em Você

logo_itv_fd_transp

A arte-educação transformando vidas

itv_educart_principal

 

Criado pelo Grupo Educart em 2 de julho de 2000, para ampliar a democratização dos projetos sociais praticados, há 16 anos, pelo Espaço Cultural Tocando em Você junto às comunidades carentes da Grande Tijuca, tem realizado movimentos, eventos e projetos graças à ampla parceria com setores locais e de várias comunidades cariocas.

itv_educart1Atende cerca de 410 pessoas nos Programas de Capacitação Artística, Terapias, Reeducação / Qualificação e Produção Cultural. Destacamos: o Projeto Social Tempo de Infância implantado,  há 3 anos;  Tocando o Rio, que oferece oficinas de percussão, aproximando o público infanto-juvenil das raízes afro-brasileiras e capacitando-o em guias culturais; Talentos do Futuro, onde os assistidos aprendem dança, teatro e instrumentos musicais; Orquestra Tocante, formada por alunos do violino ao teclado e instrumentos de sopro, qualidade e diferenciais já registrados no CD Instrumentos da Paz (vide anexo); Integrarte, promove a capacitação dos portadores de necessidades especiais, que passam a gerar renda, através de atividades artísticas, artesanais e musicais; Trilhas do Coração, promove oficinas de conscientização sobre saúde na gravidez e musicalização para bebês e gestantes carentes; Flor do Canto, cidadania e lazer criativo para a terceira idade); Integra & Ação, capacitação para jovens e adultos na área do artesanato, culinária, com previsão de aulas de informática (dependendo da captação de recursos).

itv_educart4itv_educart5Os resultados em produção artística serigráfica, CD, shows e Oficinas comprovam trabalho de excelência, voltada para transformação de vidas. Nosso público alvo é a criança e o jovem, normais e portadores de necessidades especiais, com ações extensivas ao adulto e à terceira idade, mantendo característica de ampla atuação em vários segmentos da família, atuando junto às comunidades carentes da Grande Tijuca e de outros bairros do Rio de Janeiro, através de movimentos, eventos e projetos.

O crédito é a arte-educação. Programas ousados contribuem para a redução dos índices de violência, porque apontam caminhos, instrumentalizando indivíduos a serem protagonistas de seu futuro, fortalecidos e envolvidos com sua comunidade.

itv_educart2itv_educart3